Cantos de trabalho o aboio nordestino



.
As cantigas de trabalhos são criações artísticas autênticas do povo, que se valem delas para, entre outras coisas, estimular os ânimos na batalha pela sobrevivência diária. Oneyda Alvarenga, em seu livro Música Popular Brasileira, afirma que, no Brasil, existe uma variedade imensa de cantos de trabalho.

A maioria dessas cantigas estão relacionadas às atividades rurais. O adjutório acelerava as tarefas da colheita do algodão, do plantio do milho, do arroz, do feijão. Elas são ainda importantes na colheita e trato da mandioca, no preparo da farinha ou nos trabalhos de produção da cachaça ou da rapadura, nos engenhos e alambiques que ainda resistem à cultura industrial desses produtos.

Um das forma mais conhecidas dessas cantigas de trabalho, é o aboio. Popularíssima no Nordeste Brasileiro essa forma de canto, ainda está presente no dia a dia de muitos trabalhadores sertanejos que ainda lidam com o gado nas velhas formas tradicionais.

Oneyda Alvarenga afirma que, “os aboios constituem um dos mais importantes grupos dos nossos cantos de trabalho rurais”.

Mas o que são aboios? Mário de Andrade, autor modernista que pesquisou muito das tradições populares, definiu em, As melodias do Boi, o canto de aboio, como: “um canto melancólico com que os sertanejos do Nordeste ajudam a marcha das boiadas. É antes uma vocalização oscilante entre as vogais A e Ô. A expressão de impulso final “Oh dá!” também muda para “Êh, boi!”. (ANDRADE, 1987, p. 54).

A vocalização das vogais em altissonante alarido constitui a forma pura de aboio. Porém, a forma tradicional divide lugar com histórias versadas, que contam feitos de vaqueiros e histórias de bois valentes, que botavam à prova a coragem e a destreza dos vaqueiros nos sertões carrascosos.

Em 1998 o Globo Rural produziu um documentário que conta a história do aboio através do depoimento de velhos vaqueiros e acadêmicos.

Nenhum comentário: