Cleptocracia

Quadro: Caravaggio-  “Os Jogadores” óleo sobre tela com 99 x 107 cm, 1594.


As investigações da Política Federal que desbaratou um esquema de corrupção nas obras públicas do Governo Federal, especialmente na Petrobrás, começou a sua fase final. Executivos de 6 das maiores empreiteiras do país estão sendo acusados, com vultosas provas, de pagarem propina à dirigentes da Petrobras para ganharem licitações em obras orçadas em bilhões de reais. Dado a sofisticação do esquema de desvio de dinheiro, o Procurador Geral da República classificou o ato de “verdadeira aula do crime”. 

Ao mesmo tempo em que este esquema era desvendado, outro não menos vergonhoso, assolava o Estado de São Paulo. O Ministério Público daquele Estado avaliou que as obras do metrô, entre os anos de 1998 e 2008, foram fraudadas, resultando em prejuízos milionárias para os cofres públicos. 

Na mesma semana em que tudo isso era exposto ao público, outras denúncias de corrupção atingiram as Forças Armadas e a Confederação Brasileira de Vôlei. Uma empresa americana de manutenção de turbinas de avião denunciou à comissão americana antifraude ter subornado funcionários da FAB e do gabinete do governo de Roraima, para conseguir contratos no Brasil, Peru e Argentina. Já a CBV teve o seu patrocínio suspenso com o BB em razão de uma apuração de desvio de mais 30 milhões nas contas da CBV durante a administração do seu ex-presidente.

Todas estas vexatórias notícias sugerem para os mais otimistas o fim da impunidade de atos ilícitos no país. Nunca antes na história desse país ocorreu uma erupção tão grande de denúncias e investigações de atos de delinquência. Confiando que a lama é purificadora, muitos acreditam que agora passaremos o país a limpo. 

Está mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que ver isso acontecer. A perplexidade dos fatos ora expostos com todas as vísceras, envergonha uma pequena parcela da população. Uma diminuta parcela. A grande maioria não só ignora os fatos, mas também colabora, a sua maneira, para que estes crimes graduados tenham nascedouros bem simples e cotidianos, permitindo que eles se perpetuem amanhã e depois de amanhã. 

Não é difícil encontrar quem mesmo se revoltando com as notícias deixe de perpetrar pequenos delitos. Não adianta o padeiro torcer por ver o executivo na cadeira e continuar roubando no peso do pãozinho. Não adianta o professor elogiar a ação da polícia e depois maquiar a sua declaração de Imposto de Renda. De que vale a esperança de dias melhores quando não nos furtamos o pagamento de um cala boca às autoridades de transito, que nos flagraram rodando pelo acostamento da rodovia ou dirigindo sem carteira. 

Em Elogio da Loucura o escritor Erasmo de Roterdã diz que a grande maioria de nós temos olhos de lince para enxergar os defeitos alheios e de tartaruga para ver os nossos. Seria bom apanhar a lição do escritor Holandês e fazer do caso recente uma auto crítica de nossas condutas diárias. Se queremos mesmo passar o pais a limpo e desinfetar as consciências, temos que primeiro iniciarmos a faxina por nossa casa. Antes de notar o argueiro no olho do outro é preciso ver a trave no nosso. 

Nenhum comentário: