A educação pela pedra - Maksim Górki

.Górki
.
Estou lendo o escritor Russo Górki. Ganhando meu pão, é o segundo volume da trilogia que inclui ainda Infância e Minha Universidade. Aleksiéi Maksímovitch Piechkóv, mais conhecido pelo pseudônimo de Maksim Górki, isto é, Máximo, o Amargo, nasceu em Níjni-Nóvgorod, em 1868, e morreu em Moscou em 1936. Ele foi romancista, dramaturgo, contista e ativista político. Entre os grandes nomes da literatura russa ele figura no rol daqueles que partiram de suas experiências pessoais para alimentarem a sua literatura. Este fato pode ser comprovado pelos inúmeros títulos que ele dedicou a reconstituir a sua vida de forma ficcional. 

A obra de Górki está ambientada nos dramas das classes despossuídas. Seus personagens são os trabalhadores rurais, os operários, os aventureiros e todas as gentes do povo que como ele sentiram desde sempre as injustiças do mundo de forma indignada. Filho de um estofador, viveu parte de sua primeira infância sob os cuidados da avô materno. Este convívio marcará profundamente a sua personalidade. 

Em Infância e Ganhando meu pão a avó figura com a imagem daquela que estará presenta nos acontecimentos centrais de sua formação e de sua personalidade. Ela definirá o caráter do autor conduzindo-o as primeiras lições sobre a vida. A certa altura lemos uma dessas duras lições. Quando um energúmeno tenta constranger o seu neto com uma capciosa proposta de provar a sua coragem dormindo no cemitério, ela poderia se assustar, reprender as crianças e fazer com que o seu neto desistisse da proposta. Porém, ela não faz nada disso. E ao contrário do que poderiam imaginar todos ela apenas lhe diz: "Vista o casaco e leve um cobertor, senão de manhãzinha vai ficar com frio...". Confiando na avó Aleksiei vai. Ao acordar, depois de vencer os seus medos e derrotar o energúmeno, ele encontra sua avó o esperando na porta do cemitério, para mais uma vez lhe tecer aqueles valiosos conselhos que ele levará por toda a vida: “Deve-se experimentar tudo por si, querido da minha alma, saber sozinho de tudo... Se não aprender por si, ninguém lhe ensinará....”. 

A avó do narrador é uma personagem forte, viva e cheia de espírito. Ela aprendeu desde cedo que na vida só sobrevivem os destemidos. Esquivar o seu neto dos muitos temores existentes não o salvaria deles. Por isso ela preferi que ele se exponha agora, porque sabe que assim ele se preparará para outros ainda piores e ainda mais temerosos. O que será que teremos até o final do livro? 


Nenhum comentário: