Quadras populares. O imaginário do povo na lírica poética.

No livro Lá Detrás Daquela Serra o folclorista Marco Haurélio recolheu uma dezena de quadras populares.

Minha mãe me deu uma surra
Sexta-feira da Paixão:
Não foi surra não foi nada,
foi café com requeijão.

Em Urandi, uma senhora de 86 anos, Dona Dete, conhece essa e outras tantas quadras recolhidas por Marco.

Reafirmando o poder inventivo do povo as quadras narradas por Dona Dete, mesmo abordando o mesmo tema que as quadras colhidas por Marco, revelam a natureza engenhosa do sertanejo que acrescenta, interpõe, assimila novos elementos as histórias ouvidas, dotando-as de novidades. Veja a quadra de Dona Dete:

Minha mãe me deu uma surra
com cipó de cansanção.
Não foi surra não foi nada
foi café com requeijão.

Há outra quadra com igual tema, mas com versão diferente.

Minha mãe me deu uma surra
com cipó de fedegoso.
Quanto mais ela batia,
mais eu achava gostoso.

Nenhum comentário: