Ledo engano

.
Ao abrir há pouco, o site da Submarino e pesquisar os livros à venda do poeta João Cabral de Melo Neto fui surpreendido com a inusitada ilustração do poeta na página que vende o livro Museu de Tudo. 

Fiz um Print da página. Se vocês atentarem bem verão que esse aí não é João Cabral, e sim o seu amigo e também poeta Lêdo Ivo. 

Não é a primeira vez que vejo esse equívoco ocorrer. Recentemente o Jornal da Cultura cometeu o mesmo deslize. Nunca os achei parecidos. No entanto é comum ver site que falam do João Cabral com a foto de Lêdo Ivo.

Isso só demonstra que no Brasil os poetas são pouco ou muito mal apreciados, as pessoas não se lembram deles.

Quando era professor levei um dia um conjunto de imagens com figuras do mainstream; bigbrothers, atores de novelas, jogadores de futebol e alguns literários, para desanimo geral constatei que ninguém conhecia Leão Tolstoi, Balzac, João Cabral, Bandeira, mas sabiam muito bem quem eram os globais. 

A cultura televisiva, com grande apelo às imagens, dita para maioria das pessoas a visão de mundo e o alcance de sua percepção da realidade. Para além do tubo televisivo, o universo das letras, que vive da palavra, sofre para atrair o interesse e o gosto das pessoas.

Nenhum comentário: