Agustina Bessa-Luís

.

Agustina Bessa-Luís, um dos maiores nomes da literatura portuguesa, comemora hoje 92 anos de vida. Desde a sua estreia em 1948, entre romances, contos, ensaios, aforismos, livro de crônicas, textos dramáticos, livros de viagens, biografias e escritos avulsos, essa escritora já conta com mais de 70 obras assinada.

Comparada aos seus patrícios, José Saramago e Antônio Lobo Antunes, ela é uma ilustre desconhecida do distinto público brasileira. As razões para isso não poderiam ser outra, preferimos antes os grandes embustes impingidos pelo mercado, a obras de engenharia humana divorciadas do puro interesse comercial.

O professor Alcir Pécora, entusiasta da escrita de Bessa-Luís, a considera muito superior a José Saramago e António Lobo Antunes, dois dos mais prestigiados autores portugueses entre nós. No entanto, a presença de Agustina ainda é inexpressiva nas universidades, centros acadêmicos, livrarias e outros. Pécora aponta algumas das possíveis razões para esse ocultamento de Agustina: "talvez falte mais conhecimento efetivo da literatura portuguesa e menos contato apenas por meio de agentes internacionais, que sempre vendem o mesmo peixe".

Um comentário:

hmbf disse...

Meu caro, e o mais triste é que não tem leitores no seu país. Os livros vão aparecendo na livraria onde trabalho, mas para tristeza minha não me lembro de ter vendido um livro de Agustina desde que estou na profissão.