O real mais que real

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Algumas pessoas insistem em afirmarem que a ficção, em oposição a realidade, é o império do falso, do inverídico e do impalpável. Algo a que não se pode dá crença. Mas essa afirmação parece não se encaixar bem na personagem (portanto algo falso) que Rita Hayworth criou em 1946. No auge de sua beleza, Rita, aos 28 anos, deu vida a Gilda, criação que transbordava sensualidade e ousadia, numa época de grande repressão sexual. A máquina de fazer realidades através da ficção que é Hollywood botava em cheque, o discurso dicotômico, real x ficção. Gilda tornou-se, através do impossível ficcional, o alvo do desejo de dez entre dez jovens americanos do pós-guerra. Se a realidade é algo que se pode sentir através dos sentidos (tato, paladar, olfato, audição) nada foi mais real para aqueles jovens do que aquela presença ilusória criada pela câmara escura dos cinemas e que traduzia todos os seus desejos de uma forma que a realidade ainda não havia alcançado. Tanto é verdade isso que o slogan promocional do filme era: “NUNCA HOUVE UMA MULHER COMO GILDA”. Ruy Castro, admirador do filme lembra que a presença de Gilda nas telas da época só podem ser medidas em megatons, dada sua presença marcante: “os filmes americanos não mostravam uma mulher tão sensual e dadivosa. Seu impacto em 1946 pôde ser medido até em megatons: pouco depois da estreia do filme, a bomba que os americanos explodiram no atol de Bikini, no Pacífico, na primeira experiência nuclear em tempo de paz, foi batizada de Gilda, pela equipe que a construiu. Trazia, inclusive, um desenho de Rita na carapaça numa publicidade espontânea e sem preço.” A ficção, ao contrário da realidade, nos promove uma experiência outra das coisas, muito mais intensa e viva. Por isso os gregos acreditavam que a ficção era mais importante do que a realidade. A ficção por sua natureza inapreensível nos promove uma descoberta com o essencial das coisas. A realidade, pelo contrário, é o encontro com a aparência.

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