Beleza

.

Não tenho nenhuma resistência diante da beleza. Sou atraído facilmente pelas formas e gesto incomuns. No lugar de Ulisses teria me lançado ao mar. Alguns vêm um mal, apreciar sem reservas os apelos emanados, pela formosura das formas. Mas a esses, não consigo, sinceramente, entender. Para mim não há desproposito maior no mundo do que hostilizar a beleza. Há qualquer coisa de anormal naqueles que se ofendem com a apreciação do belo. Decorre daí talvez uma divergência de pontos de vista. As pessoas acham belo o que lhe apetece. Cada um está suscetível a apelos diversos. Uns se enamoram facilmente por um físico esbelto, outros não diriam o mesmo. A atração tem suas próprias e inapreensíveis razões. Belo para mim, no entanto, é aquela coisa à qual demoro o olhar. Belo é aquele objeto que me suspende, temporariamente, a razão e paralisa o fôlego. Meu belo não se resume aos encantos da simetria das formas, mas nas mil e uma, inacabadas formas, que destoam do comum e instauram o surpreendente. E há melhor razão para suspender o fôlego do que a apreciação de um corpo nu?

Nenhum comentário: