O agravamento da crise europeia

.

De repente, o mundo parece ter saído dos eixos, ou será que agora ele estar se ajustando? Por muitos anos os países europeus gozaram de uma estabilidade econômica e social que os puseram à frente das conquistas tecnológicas, políticas e militares. À segurança desse dias, contrastam agora com a instabilidade e as incertezas que levam multidões às ruas, por toda europa, expressarem o seu descontentamento. 

As respostas políticas adotadas, com vistas a contornarem a situação, lembram mais os bárbaros procedimentos médicos que tratavam o paciente anêmico infundindo sanguessugas, do que com as intervenções cirúrgicas, que fizeram a fama da Europa um continente civilizado. 

A julgar pelos relatos que lemos nos jornais e blogs, assistimos o desmoronamento moral, político e social de um continente que, por séculos, ditou, a ferro e fogo, os rumos do mundo. O risco agora é de que essa erosão econômica descambe para a desagregação social, com consequências ainda piores para o continente. Sem emprego, previdência social, crédito e perspectiva de alteração da economia,  veremos o quão civilizados os europeus podem ser.

Nenhum comentário: